Marcas

A QAB se destaca não apenas pela sua abordagem inovadora, mas também pelo desenvolvimento de várias iniciativas pioneiras em Angola, que têm o potencial de moldar o futuro da pesquisa e da formulação de políticas públicas no país.

1. QABO (Observatório Angolano de Pobreza)

O QABO é o primeiro laboratório em Angola dedicado ao estudo e análise da pobreza, exclusão e desigualdades sociais. Ele facilita a produção e disseminação de dados e análises em tempo real sobre os fenômenos sociais que afetam o país. Através deste observatório, a QAB tem contribuído com estudos que embasam decisões governamentais e de organizações internacionais sobre políticas sociais e de combate à pobreza.

2. CRESPO (Cadernos de Estudos Avançados em Pobreza e Políticas)

O CRESPO é uma publicação científica rigorosa e multidisciplinar, focada na análise crítica das diversas dimensões da pobreza em Angola e das políticas públicas necessárias para mitigar esse fenómeno. O CRESPO visa promover a produção e disseminação de relatórios de investigação do QABO, bem como de estudos científicos que abordem as múltiplas formas de pobreza, exclusão social, desigualdades económicas e sociais e suas implicações no desenvolvimento multidimensional e sustentável do país.

A linha editorial do CRESPO abrange temas essenciais como a pobreza multidimensional, as desigualdades sociais e económicas e a eficácia das políticas públicas de combate à exclusão social – para mais detalhes, *consulte aqui* a Linha de Investigação do QABO. Cada edição inclui artigos científicos, relatórios de pesquisa e análises de políticas públicas, que, após análise preliminar pelo Conselho Editorial, são submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares, caso o Conselho entenda que o manuscrito possui condições para tal.

3. CAPACITAÇÃO DIM-QAB (Qualitative and Quantitative Analysis Benchmarking)

Um programa diferenciado de capacitação que apresenta abordagens inovadoras e metodologicamente rigorosas para o desenvolvimento de competências analíticas. As ementas deste programa centram-se em metodologias avançadas que capacitam os participantes para avaliar, monitorizar e otimizar políticas governamentais e estratégias organizacionais. A CAPACITAÇÃO DIM-QAB posiciona-se como uma referência para executivos, gestores públicos e líderes comunitários que buscam excelência analítica e decisões baseadas em evidências robustas e empíricas.

Estas capacitações destinam-se a um público-alvo de elevado nível e responsabilidade: entidades e órgãos ministeriais, membros dos Conselhos de Governo Provinciais, diretores nacionais, diretores provinciais, coordenadores ou executores de programas e planos nacionais e provinciais, gestores estratégicos e intermédios de empresas públicas e privadas, consultores independentes e investigadores.

• Sessões de Capacitação ou Seminários Temáticos em:

- Indicadores de Desenvolvimento Local
- Indicadores de Pobreza
- Dimensões e Indicadores de Mensuração
- Alinhamento de Instrumentos de Planeamento
- Análise de Coerência de Políticas
- Análise de Dados
- Instrumentos de Planeamento Estratégico
- Abordagem aos Wicked Problems
- Formação do Pensamento Racional
- Design e Critical Thinking
- Eventos Focalizadores e Infografia
- Due Deligence e Reporting
- Roteiros de Monitorização e Avaliação

4. FOIPA-DAMA (Fórum Internacional para Pobrezas em Angola)

O Fórum Internacional sobre "As Pobrezas" de Angola (FOIPA-DAMA), organizado anualmente pela QuestAnBridge (QAB) e pelo Observatório Angolano de Pobreza (QABO), visa promover a análise das dinâmicas da pobreza e identificar as melhores estratégias de mitigação.
Através de uma abordagem integrada, o fórum posiciona-se como uma plataforma de referência para a troca de resultados de investigações científicas e políticas públicas, reunindo especialistas, governos, organizações da sociedade civil e outros atores para partilhar evidências, avaliar políticas públicas e trocar experiências locais e globais.

• Ossatura e Desenvoltura do Fórum

A estrutura do Fórum FOIPA-DAMA é fundamentada nos princípios de Dados, Análise, Mitigação e Avaliação (DAMA), formando o acrónimo que norteia a execução e os objetivos do evento. Este ciclo contínuo de quatro componentes é concebido para promover uma abordagem holística e integradora, permitindo não só a recolha e discussão de dados sobre a pobreza, mas também a avaliação das políticas em curso e a formulação de estratégias para a sua mitigação.

- Dados

O componente de dados do fórum foca-se na apresentação e discussão dos dados mais atualizados sobre a pobreza em Angola. Pesquisadores, académicos e instituições governamentais apresentarão relatórios e resultados de investigações científicas, incluindo levantamentos quantitativos e qualitativos, sobre as dinâmicas de pobreza nas diferentes regiões do país. O objetivo é disponibilizar dados fiáveis que ajudem a criar uma visão mais clara das condições de vida das populações mais vulneráveis, com ênfase na transparência e no acesso à informação. E com isto, inspirar a instituições a institucionalizarem a cultura e as boas práticas de produção e disponibilização de microdados e dados desagregados.

- Análise

A análise é o núcleo que mobiliza diferentes sensibilidades críticas, aprofundamentos sobre o estado da estado e trocas de conhecimentos teórico-práticos no fórum. Aqui, especialistas locais e internacionais abordam as causas da pobreza e os fatores que perpetuam a exclusão social em Angola. São discutidas também as políticas públicas existentes, o seu impacto e os desafios que enfrentam na implementação e monitorização.

- Mitigação

A mitigação no contexto do FOIPA-DAMA está centrada nas soluções e estratégias práticas para reduzir a pobreza em Angola, que resultam do engajamento do Estado angolano, das instituições privadas e das condições de agente das próprias comunidades. Este componente permite explorar inovações sociais, práticas de inclusão e sustentabilidade, e políticas de desenvolvimento económico e social que podem ajudar a promover uma melhoria nas condições de vida. O fórum facilita o diálogo entre a sociedade civil, governo e setor privado para identificar mecanismos eficazes e possíveis abordagens para a redução da troika epistémica em Angola: pobrezas, exclusão e desigualdades sociais.

- Avaliação

A avaliação é o componente crucial para a retroalimentação contínua do processo de combate à pobreza. Aqui, discutidos os resultados alcançados nas diferentes fases de avaliação das políticas públicas implementadas, explorando os obstáculos encontrados, o racional do desenho dos indicadores e dos instrumentos de avaliação, as lições aprendidas, bem como inspirar a necessidade de arranjos institucionais.

Scroll to Top